Você se preocupa com a otimização do tempo de trabalho da sua equipe e a Procedo também. A rotina de Contato centraliza suas informações de Leads, Suspects, Prospects e Clientes em um só lugar.

Antes de começarmos, vamos alinhar o que cada uma dessas nomenclaturas representa:

Lead: refere-se à uma Pessoa ou Empresa que ainda não passou pelo processo de qualificação, ou seja, ainda . Mas pode também se aplicar à empresas.
Suspect:
diz respeito à uma Empresa que ainda não possui uma Oportunidade aberta, ou seja, também está em fase de qualificação para, então, entrar no funil de vendas.
Prospect:
aplica-se à uma Empresa ou Pessoa que já passou pelo processo de qualificação e possui uma oportunidade em aberto.
Cliente:
quando um Prospect evolui no seu processo de venda e conclui uma Oportunidade como ganha, ele passa a ser reconhecido como Cliente.

No Procedo, cada uma dessas categorias é entendida como uma fase do contato entre uma Pessoa ou Empresa e seu time de Vendas. Você poderá configurá-la quando realizar um novo registro ou editar um já existente através do campo Fase.

Regras importantes:

  • Se um contato na fase Lead ou Suspect é associado à uma oportunidade, ele é, automaticamente, convertido para Prospect e, caso você ganhe a oportunidade, ele passa a fase de Cliente.
  • Ao importar o quadro societário de uma Empresa, os Contatos serão cadastrados como Pessoa.

Qual a diferença entre Empresa e Pessoa?

Apesar de a resposta parecer óbvia, é importante lembrar que:

  • Um cadastro definido como Empresa corresponde à uma pessoa jurídica;
  • Já um registro intitulado como Pessoa , remete à uma pessoa física, que pode ou não estar associada à uma Empresa.

Na prática, ambos podem passar pelo seu processo de qualificação e tornarem-se clientes, tudo depende do fluxo do seu Negócio.

“Captei meu Lead/Prospect e o cadastrei como Pessoa. Agora, já sei que ele faz parte de uma empresa. Posso vincular os cadastros?”

Sim! Neste caso, ele se torna um Contato da Empresa, mas permanece com o título de Pessoa. Para vincular uma Pessoa à uma Empresa, você tem três opções:

  1. Importar o quadro societário de uma Empresa
    No cadastro de uma Empresa, ao pesquisar pelo CNPJ, aceite a opção de “cadastrar o quadro societário da empresa nos contatos”. Os dados ficarão disponíveis assim que você clicar em Confirmar.
  2. No cadastro de Pessoa
    Na página de detalhes de um registro de Pessoa, digite o nome de um cadastro de Empresa no item “Empresa”. Quando encontrar o resultado desejado, clique sobre ele e, em seguida, salve clicando no botão Salvar.

As situações de um contato

No que diz respeito ao estágio de um Contato no Procedo, você pode criar uma situação ou combinar seu registro com das seguintes Situações:

– Quando um contato é criado ou importado sem uma situação existente no sistema, a primeira situação que ele recebe é esta.

– A indicação de Novo, como o próprio nome já diz, é relativa aos novos registros de contatos no Procedo. Dica: lembre-se de selecionar esta opção sempre que for realizar um novo registro ou importar dados para sua base, caso contrário, seu contato assumirá a situação “Indefinido”.

– Após a primeira comunicação de sucesso com o cliente, a situação deve ser atualizada para “Contatado”.   

– A situação de “Qualificado” diz respeito à um contato sobre o qual você já tem informações suficientes para entender que ele se encaixa no perfil de clientes do seu negócio.

– Se você conseguiu conversar com o seu contato, mas ele disse que não está interessado no seu produto ou serviço no momento e deixou claro uma possibilidade futura, esta é a situação que você deve escolher. Aproveite para já marcar uma tarefa na sua agenda e não esquecer de retornar no tempo estabelecido.

– É o contato que não possui nenhuma interação, ou seja, registro no histórico da Empresa ou da Pessoa, após um determinado período de tempo.

– Nesta situação, os usuários do sistema são impedidos de gerar novas Oportunidades para o Contato.

Mais uma dica: nos Parâmetros Gerais, você pode definir um gatilho que transforma a situação do Contato. Por exemplo: em um período de 60 dias sem interações,  o contato pode deixar de ser Novo e assumir a situação de Inativo automaticamente.

Como criar uma situação customizada para sua empresa:

  • Nas configurações do sistema, na aba “Geral”, encontre a opção:
  • Em seguida, selecione , preencha os campos do cadastro e salve o registro;
  • Caso queira excluir ou editar, basta clicar na setinha ao lado da lupa   e escolher a opção desejada.

Permissões

Por padrão, o Procedo possui os seguintes Grupos de Usuário: Administrador, Analista, Consultor de Vendas, Gerente de Projetos e Gerente de Vendas. Para estes perfis, a solução traz as seguintes permissões:

Você pode alterar os níveis de acesso de um grupo através das Configurações do sistema, clicando em Permissões, na aba Segurança.

IMPORTANTE: Caso possua Grupos diferentes dos mencionados acima, a regra é seguinte -> Se o Grupo possuía acesso à uma das rotinas anteriores (Lead, Prospect e Cliente), ele terá permissão na nova rotina de Contato considerando o máximo de acesso que possuía antes. Por exemplo: considere que o grupo Financeiro tinha as seguintes permissões:

 

Agora, ele terá acesso TOTAL à rotina de contato. Mas, como dissemos anteriormente, você pode alterar esses níveis de acesso.

Ainda está com dúvida? Não se preocupe! Busque nossa equipe através de nossas plataformas de suporte ;D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *