Para maior agilidade de todo o processo de evolução de nossos produtos, adotamos o padrão cíclico de pacotes semanais.

Ciclo de desenvolvimento semanal

Semanalmente às sextas-feiras a equipe técnica se reune para avaliar o pacote de melhorias e correções a serem feitas na semana seguinte. Ali são feitas as análises detalhadas de cada uma das tarefas programadas para os pacotes de entrega da semana seguinte.

Uma vez fechados os pacotes de entrega, não é possível incluir outras tarefas com exceção de bugs graves que venham a impedir o uso da solução.

Com isso em mente, teremos por regra release semanalmente para cada projeto.

Solicitações de clientes

Depois de uma análise interna é possível implementar solicitações feitas pelo cliente nos produtos. Essas solicitações visam incluir recursos ou regras de negócio que são específicas para nossos clientes.

Esse tipo de solicitação é cobrada de acordo com o valor/hora estipulado antecipadamente em contrato.

Exemplo:

O cliente nos solicita o desenvolvimento de um novo relatório com as opções e saídas especificadas por ele. Depois de analisado internamente, são estimadas 16 horas de programação para desenvolvimento dessa melhoria.

Ao final do mês são apuradas as horas de desenvolvimento aprovadas entregues pela Procedo ao cliente. Essas horas são multiplicadas pelo valor hora estabelecido e então envia-se uma cobrança com vencimento no mês subsequente.

Esse tipo de solicitação demanda a homologação do cliente antes da liberação em produção.

Fluxo de trabalho

Utilizamos o Gipo como forma de controle do fluxo de trabalho. Ali temos um processo bem definido por algumas etapas que traz bastante agilidade pra gente.

BacklogTodas as ideias, sugestões, correções e solicitações de clientes são transformadas em tarefas no Gipo e ficam aguardando a fase de briefing.
BriefingSemanalmente a equipe se reune para discutir item a item dos itens de Backlog de modo a montar o pacote de entrega da semana seguinte.
PendenteCada item analisado na etapa anterior é enfileirado de acordo com a sua prioridade para que seja iniciado o desenvolvimento na segunda-feira seguinte.
Code reviewDepois de finalizado o desenvolvimento ou correção da tarefa, ela entra na fila de análise técnica para identificar qualquer item de desatenção do desenvolvedor. Essa etapa é sempre realizada por um desenvolvedor diferente daquele que trabalhou na tarefa.
Testes internosUma pessoa dedicada em testar tarefa por tarefa identificará possíveis erros de desenvolvimento ou falha de atendimento ao escopo inicial. Em caso de discordância com o resultado esperado da tarefa, a mesma é enviada novamente para o início da etapa de Pendente.
Homologação do clienteNos casos em que o cliente solicita algum desenvolvimento de funcionalidade dentro do produto, a tarefa é enviada para homologação através de uma notificação no chamado original à solicitação.
Pronto para releaseDepois de validada, corrigida e testada a tarefa fica aguardando a data determinada de release. Geralmente isso acontece no final da semana seguinte.
ProduçãoDepois de liberado para o cliente a etapa é finalizada e fica permanentemente na etapa de produção.

Homologação do cliente

A etapa de homologação do cliente é de extrema importância para o cíclo contínuo de entregas. Após testada internamente, a tarefa é enviada para o cliente homologar. Isso é feito através de uma notificação no chamado original.

A previsão para publicação da tarefa em produção é de no máximo 14 dias (segunda à sexta da semana seguinte). Sempre priorizaremos o desenvolvimento das tarefas que demandam homologação do cliente. Com isso em mente é importante que o cliente realize a homologação dentro do período estipulado. A não liberação de uma tarefa acarreta em atraso de todo o pacote. Em determinadas situações será necessária a cobrança de horas adicionais de serviço para cobrir o retrabalho envolvido.