• Prospect é o cadastro de uma pessoa (física ou jurídica) que tem potencial para tornar-se um cliente, e você também já possui mais informações a respeito de seu perfil. Também conhecido como Lead Qualificado. No Procedo, esse cadastro será essencial para a criação de oportunidades.  Veja como cadastrar:
    1. No menu lateral esquerdo, clique no ícone 
    2. Na página em que será exibida a Lista de Prospects, clique no botão 
    3. Preencha os campos do formulário e clique no botão 

    Nota: Os campos obrigatórios para realizar o cadastro de um novo prospect são: Nome Fantasia e CPF/CNPJ.


    Entendendo as situações do prospect

    Um prospect possuí 5 diferentes situações, que variam de acordo com status do relacionamento entre ele e sua empresa. Vamos entender quais são:

    1. Os novos cadastros são classificados automaticamente como “Pendente”, ou seja, nenhum trabalho foi iniciado. Quando acontecer a primeira interação com esse novo cadastro, o próprio sistema sugerirá alterar a situação.
    2. “Em andamento”: Esta situação indica que ao menos uma interação foi realizada no histórico do prospect, mas ainda não foi atribuída outra situação pelo responsável.
    3. “Contato Futuro”: Indica que um contato foi realizado, mas, por algum motivo – indicado pelo responsável pelo prospect – o contato será retomado em outro momento. Ao marcar essa situação, o sistema irá sugerir que você crie uma tarefa, afim de lembrá-lo a fazer contato novamente na data escolhida.
    4. A situação “Não-qualificado” classifica os prospects que foram identificados como sem condições de se tornarem clientes, a princípio. Seja por já possuir um produtos/serviço que você oferece, seja por não ter interesse, enfim, não há uma perspectiva imediata de conversão desse prospect em cliente. Ao classificá-lo como “Não-qualificado”, o sistema irá solicitar uma justificativa, e esses dados serão armazenados no histórico.
    5. Quando as interações com um prospect forem encerradas, o responsável por ele poderá classificá-lo como “Inativo”. Também é possível definir um parâmetro para que o Procedo classifique automaticamente como Inativos os prospects que estiverem sem atividade há um tempo determinado.

    Diferenças entre Prospect e Cliente 

    De forma bem simplificada, o Cliente seria o “ponto final” do trabalho de prospecção, ou seja, ele é uma oportunidade vencida. Portanto, como o próprio nome sugere, Cliente é aquele para o qual sua empresa já forneceu (ou fornecerá) algum produto ou serviço.

    No Procedo, a diferença entre os dois está no formulário de cadastro. O cadastro de Cliente possui informações mais detalhadas e abrangentes. Além disso, para cadastrar um cliente pode ser necessário um fluxo de aprovação em que este será analisado, e então aprovado ou não.

    Os prospects poderão tornar-se clientes a qualquer momento, mas nunca o contrário. Por isso o cadastro de prospect é mais rápido, já que são necessários menos dados.

    Nota: Vale ressaltar que ao converter um prospect em cliente, nenhuma informação será perdida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *