Gerando Ordens de Serviço

Uma Ordem de Serviço é composta por apontamentos e/ou despesas geradas no decorrer de seus projetos.
O Gestor de Projetos pode criar as Ordens de Serviços dos membros do projeto, exceto daqueles que também forem Gestores.

Para criar uma Ordem de Serviço:

  1. No botão vermelho localizado no topo da tela, ao lado da logo Procedo, selecione a opção “Projetos”;
  2. Agora, no menu lateral esquerdo, selecione a opção “Ordem de Serviço” e clique em “Novo Registro”, ou acesse https://app.procedo.com.br/ordemserv/form;
  3. No campo “Cliente”, localize aquele com o qual você está trabalhando;
  4. É importante observar que, caso esteja atuando em mais de um projeto do mesmo cliente, você deverá selecionar o projeto específico para o qual deseja fazer o apontamento;
  5. No campo “Membro”, selecione o usuário para quem deseja realizar o lançamento;
  6. Em “Data”, informe a data da sua Ordem de Serviço.

Nesse momento, as abas Apontamento e Despesa no painel lateral direito terão sido atualizados.

  1. Adicione à sua Ordem de Serviço os Apontamentos, na sua respectiva aba, clicando na caixa ao final da linha, na coluna “Adicionar”;
  2. Da mesma forma, faça com suas Despesas;
  3. É possível ainda informar alguma narrativa;
  4. Quando terminar, clique em “Salvar”.

Situações da Ordem de Serviço

Como informado anteriormente, Ordens de Serviço podem estar vinculadas a Extratos de Serviço e a Extratos – Membro. Em ambos os casos, o conceito é o mesmo:

  • “Pendente” significa que a ordem de serviço está aguardando que o extrato vinculado seja pago;
  • E, quando o pagamento for realizado, a situação será alterada para “Faturado”.

Impressão da Ordem de Serviço

A impressão da Ordem de Serviço possibilita a visualização dos detalhes de todos os apontamentos e despesas da ordem gerada, além de colher a assinatura de algum responsável caso queira arquivá-las para prestação de contas futuramente.

  1. Acesse uma Ordem de serviço (previamente cadastrada);
  2. Na parte superior, do lado direito, clique no botão “Ações”;
  3. Selecione a opção “Imprimir” para que uma nova janela seja exibida;
  4. Caso você não deseje literalmente imprimir, mas apenas visualizar, clique no botão “Cancelar”.

Extrato de Serviços

O Extrato de Serviço fornece informações mais detalhadas de um ou mais projetos vinculados a Ordem de Serviço.

Nota: Ordem de serviço NÃO é um pré-requisito para criar um extrato.

Para criar um Extrato de Serviço:

  1. No botão vermelho localizado no topo da tela, ao lado da logo Procedo, selecione a opção “Projetos”;
  2. No menu lateral esquerdo, selecione a opção “Extrato – Serviço” e clique em “Novo Registro” ou acesse https://app.procedo.com.br/extratocli/form;
  3. No campo “Cliente”, selecione uma opção para que as parcelas e ordens de serviço sejam carregadas no painel, ao lado direito;
    • Serão exibidos somente Clientes que possuem ordens de serviço com a situação “Pendente” e/ou que tenha projetos com parcelas “em aberto”;
  4. No painel “Parcelas”, indique as que farão parte do extrato. Marque a caixa ao final da linha, na coluna “Adicionar”;
  5. Se for necessário adicionar ordens de serviço, no lado direito, localize e clique na aba “Ordens de Serviço” e marque a caixa ao final de cada linha;
  6. Note que, a cada parcela e/ou ordem marcada, o painel com os totalizadores será atualizado;
  7. Informe uma “Data”;
  8. Clique em “Salvar”.

Observação: uma vez que o extrato é criado, o mesmo não poderá ser editado. Para isso, será necessário gerá-lo novamente.

Situações de um Extrato de Cliente

  1. A situação “Em andamento” é atribuída logo após cadastrar o extrato. Neste ponto, o extrato está disponível somente para avaliação;
  2. Quando o pagamento for realizado pelo cliente, é necessário dar baixa no extrato, momento no qual a situação será alterada para “Pago”.

Para realizar a baixa do Extrato

  1. Abra um extrato e clique no menu “Ações”, localizado ao lado direito do botão “Editar”;
  2. Clique na opção “Pagar”;
  3. Na nova janela que foi exibida, confirme a ação clicando no botão “Sim”.

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