Você se preocupa com a otimização do tempo de trabalho da sua equipe e a Procedo também. A rotina de Contato centraliza suas informações de Leads, Suspects, Prospects e Clientes em um só lugar.

Antes de começarmos, vamos alinhar o que cada uma dessas nomenclaturas representa:

 Lead: refere-se à uma Pessoa ou Empresa que ainda não passou pelo processo de qualificação, ou seja, ainda . Mas pode também se aplicar à empresas.
Suspect:
diz respeito à uma Empresa que ainda não possui uma Oportunidade aberta, ou seja, também está em fase de qualificação para, então, entrar no funil de vendas.
 Prospect:
aplica-se à uma Empresa ou Pessoa que já passou pelo processo de qualificação e possui uma oportunidade em aberto.
Cliente:
quando um Prospect evolui no seu processo de venda e conclui uma Oportunidade como ganha, ele passa a ser reconhecido como Cliente.

No Procedo, cada uma dessas categorias é entendida como uma fase do contato entre uma Pessoa ou Empresa e seu time de Vendas. Você poderá configurá-la quando realizar um novo registro ou editar um já existente através do campo Fase.

Regras importantes:

  • Se um contato na fase Lead ou Suspect é associado à uma oportunidade, ele é, automaticamente, convertido para Prospect e, caso você ganhe a oportunidade, ele passa a fase de Cliente.
  • Ao importar o quadro societário de uma Empresa, os Contatos serão cadastrados como Pessoa.

Qual a diferença entre Empresa e Pessoa?

Apesar de a resposta parecer óbvia, é importante lembrar que:

  • Um cadastro definido como Empresa corresponde à uma pessoa jurídica;
  • Já um registro intitulado como Pessoa , remete à uma pessoa física, que pode ou não estar associada à uma Empresa.

Na prática, ambos podem passar pelo seu processo de qualificação e tornarem-se clientes, tudo depende do fluxo do seu Negócio.

“Captei meu Lead/Prospect e o cadastrei como Pessoa. Agora, já sei que ele faz parte de uma empresa. Posso vincular os cadastros?”

Sim! Neste caso, ele se torna um Contato da Empresa, mas permanece com o título de Pessoa. Para vincular uma Pessoa à uma Empresa, você tem três opções:

  1. Importar o quadro societário de uma Empresa
    No cadastro de uma Empresa, ao pesquisar pelo CNPJ, aceite a opção de “cadastrar o quadro societário da empresa nos contatos”. Os dados ficarão disponíveis assim que você clicar em .
  2. Cadastro manual
    Ainda no cadastro de uma Empresa, selecione o botão , preencha os campos e salve sua edição.
  3. No cadastro de Pessoa
    Na página de detalhes de um registro de Pessoa, digite o nome de um cadastro de Empresa no item “Empresa”. Quando encontrar o resultado desejado, clique sobre ele e, em seguida, salve clicando no botão .

 

As situações de um contato

No que diz respeito ao estágio de um Contato no Procedo, você pode criar uma situação ou combinar seu registro com das seguintes Situações:

– Quando um contato é criado ou importado sem uma situação existente no sistema, a primeira situação que ele recebe é esta.

– A indicação de Novo, como o próprio nome já diz, é relativa aos novos registros de contatos no Procedo. Dica: lembre-se de selecionar esta opção sempre que for realizar um novo registro ou importar dados para sua base, caso contrário, seu contato assumirá a situação “Indefinido”.

– Após a primeira comunicação de sucesso com o cliente, a situação deve ser atualizada para “Contatado”.   

– A situação de “Qualificado” diz respeito à um contato sobre o qual você já tem informações suficientes para entender que ele se encaixa no perfil de clientes do seu negócio.

– Se você conseguiu conversar com o seu contato, mas ele disse que não está interessado no seu produto ou serviço no momento e deixou claro uma possibilidade futura, esta é a situação que você deve escolher. Aproveite para já marcar uma tarefa na sua agenda e não esquecer de retornar no tempo estabelecido.

– É o contato que não possui nenhuma interação, ou seja, registro no histórico da Empresa ou da Pessoa, após um determinado período de tempo.

– Nesta situação, os usuários do sistema são impedidos de gerar novas Oportunidades para o Contato.

Mais uma dica: nos Parâmetros Gerais, você pode definir um gatilho que transforma a situação do Contato. Por exemplo: em um período de 60 dias sem interações,  o contato pode deixar de ser Novo e assumir a situação de Inativo automaticamente.

Como criar uma situação customizada para sua empresa:

  • Nas configurações do sistema, na aba “Geral”, encontre a opção:
  • Em seguida, selecione , preencha os campos do cadastro e salve o registro;
  • Caso queira excluir ou editar, basta clicar na setinha ao lado da lupa   e escolher a opção desejada.

 

Permissões

Por padrão, o Procedo possui os seguintes Grupos de Usuário: Administrador, Analista, Consultor de Vendas, Gerente de Projetos e Gerente de Vendas. Para estes perfis, a solução traz as seguintes permissões:

Você pode alterar os níveis de acesso de um grupo através das Configurações do sistema, clicando em Permissões, na aba Segurança.

 

IMPORTANTE: Caso possua Grupos diferentes dos mencionados acima, a regra é seguinte -> Se o Grupo possuía acesso à uma das rotinas anteriores (Lead, Prospect e Cliente), ele terá permissão na nova rotina de Contato considerando o máximo de acesso que possuía antes. Por exemplo: considere que o grupo Financeiro tinha as seguintes permissões:


Agora, ele terá acesso TOTAL à rotina de contato. Mas, como dissemos anteriormente, você pode alterar esses níveis de acesso.

 

Ainda está com dúvida? Não se preocupe! Busque nossa equipe através de nossas plataformas de suporte ;D.

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