O recurso de importação de clientes e prospects facilita o cadastro de novos registros utilizando simplesmente um arquivo de texto separado por “;” (ponto e virgula), vale ressaltar que a maioria dos sistema dispõem da exportação nesse formato (CSV).

Vamos ao passo-a-passo da importação de clientes e prospects:

  1. Acesse a rotina de “Cliente” ou “Prospect” no meu esquerdo, ou clique https://app.procedo.com.br/cliente ou https://app.procedo.com.br/prospect;
  2. Clique no botão “Importar” ao lado do botão “Novo registro”;
  3. Leia atentamente todas as orientações disponíveis na tela;
    • A opção “Desconsiderar a primeira linha” geralmente é utilizada para arquivos que possuem cabeçalho, assim o sistema ignorará essa linha do arquivo;
  4. Após ler as orientações na tela, envie o arquivo CSV clicando no botão “Procurar” (mais abaixo);
  5. Um nova tela abrirá, localize o arquivo CSV e clique em “Abrir” ou pressione a tecla “Enter”;
  6. Após a barra de progresso completar, uma nova tela será exibida;
  7. Neste passo, você realizará o mapeamento das colunas, ou seja, você irá nos informar qual coluna do CSV corresponde ao campo do sistema;
    • No arquivo modelo temos varias colunas, porém somente algumas são obrigatórias. Para saber quais são, observe na tela de importação um painel azul com essa informação;
    • Nos campos Região, Ramo de Atividade, Origem, e Grupo de Cliente deverá ser informado o NOME do registro e não o código;
    • Já no campo Responsável, é necessário informar o E-mail do usuário no sistema;
  8. Após o mapeamento, clique no botão “Importar” (mais abaixo) e você será redirecionado para a tela principal;
  9. O processo de importação continuará em segundo plano e, quando finalizar, você receberá um e-mail;

Nota:

  • Se alguma linha apresentar problemas, um e-mail será enviado com a descrição do problema e, em anexo, um novo arquivo CSV somente com as linhas que apresentaram falha;
  • Não é obrigatório utilizar o CSV que está disponível, como dito anteriormente, vários sistemas exportam dados no formato CSV, você pode utilizá-los também;

Nota Cliente:

  • Se o campo Código estiver preenchido, a informação de CNPJ/CPF será requirida, pois, durante a importação, se um cliente com o Código + CNPJ/CPF for localizado, suas informações serão atualizadas, caso contrário o cliente será cadastrado;

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