O recurso de importação de clientes e prospects facilita o cadastro de novos registros utilizando simplesmente um arquivo de texto separado por “;” (ponto e virgula), vale ressaltar que a maioria dos sistema dispõem da exportação nesse formato (CSV).
Vamos ao passo-a-passo da importação de clientes e prospects:
- Acesse a rotina de “Cliente” ou “Prospect” no meu esquerdo, ou clique https://app.procedo.com.br/cliente ou https://app.procedo.com.br/prospect;
- Clique no botão “Importar” ao lado do botão “Novo registro”;
- Leia atentamente todas as orientações disponíveis na tela;
- A opção “Desconsiderar a primeira linha” geralmente é utilizada para arquivos que possuem cabeçalho, assim o sistema ignorará essa linha do arquivo;
- Após ler as orientações na tela, envie o arquivo CSV clicando no botão “Procurar” (mais abaixo);
- Um nova tela abrirá, localize o arquivo CSV e clique em “Abrir” ou pressione a tecla “Enter”;
- Após a barra de progresso completar, uma nova tela será exibida;
- Neste passo, você realizará o mapeamento das colunas, ou seja, você irá nos informar qual coluna do CSV corresponde ao campo do sistema;
- No arquivo modelo temos varias colunas, porém somente algumas são obrigatórias. Para saber quais são, observe na tela de importação um painel azul com essa informação;
- Nos campos Região, Ramo de Atividade, Origem, e Grupo de Cliente deverá ser informado o NOME do registro e não o código;
- Já no campo Responsável, é necessário informar o E-mail do usuário no sistema;
- Após o mapeamento, clique no botão “Importar” (mais abaixo) e você será redirecionado para a tela principal;
- O processo de importação continuará em segundo plano e, quando finalizar, você receberá um e-mail;
Nota:
- Se alguma linha apresentar problemas, um e-mail será enviado com a descrição do problema e, em anexo, um novo arquivo CSV somente com as linhas que apresentaram falha;
- Não é obrigatório utilizar o CSV que está disponível, como dito anteriormente, vários sistemas exportam dados no formato CSV, você pode utilizá-los também;
Nota Cliente:
- Se o campo Código estiver preenchido, a informação de CNPJ/CPF será requirida, pois, durante a importação, se um cliente com o Código + CNPJ/CPF for localizado, suas informações serão atualizadas, caso contrário o cliente será cadastrado;