Com o processo de vendas é possível definir Estágios e Atividades que deverão ser realizadas em todas as oportunidades. Quando as oportunidades são criadas o “Funil de Vendas” será exibido possibilitando aos gestores identificar pontos críticos da criação até o fechamento das oportunidades. Veja como cadastrar:

  1. Clique com o botão esquerdo no menu localizado no canto superior direito, onde também é exibido o nome da sua empresa;
  2. Selecione a opção “Configurações”;
  3. Logo abaixo do título, localize e clique na aba “Comercial”, em seguida clique na opção “Processo de Venda”, ou acesse https://app.procedo.com.br/processovenda;
  4. Clique no botão “Novo Registro”, logo abaixo do título;
  5. preencha o campo “Nome”
    • O campo “Modelo” dispõem de processos previamente cadastrados que você poderá utilizar como base;
    • os demais campos serão descritos mais abaixo;
  6. após preencher os campos, clique no botão “Salvar” e pronto!

Estágios do Processo de Venda

Os estágios são as etapas que uma oportunidade deverá percorrer para ser encerrada. Veja como cadastrar:

  1. Com um processo de vendas aberto para edição, clique no botão “Novo” abaixo do título “Estágios de Venda”;
  2. uma nova janela aparecerá, preencha os campos
    • O campo “Grupos Notificação” será abordado mais abaixo;
    • Desmarque o campo “Exibe no gráfico?”, para que este estágio seja omitido na tela principal do sistema, no quadro “Funil de Vendas”;
    • Preencha o campo “Narrativa” com o conceito da etapa, assim esta informação estará disponível nas oportunidades para os usuário na aba “Instruções”;
  3. após preencher os campos, clique no botão “Salvar”, e pronto!

Como alterar a sequencia de uma etapa?

  1. Com um processo de vendas aberto para edição, ao final do formulário será exibido as etapas já cadastradas;
  2. note que na listagem, na última coluna “Seq.” há duas setas;
  3. clicando nelas é possível alterar a posição de suas etapas;
  4. posicione a etapa no local deseja, e pronto!
    • Não há necessidade de clicar no botão “Salvar”.

Como editar as informações de uma etapa?

O processo é semelhante ao cadastro, porém ao invés de clicar no botão “Novo”, clique no botão que possuí como desenho um lápis, localizado coluna “Ações” da listagem, em seguida realize as alterações necessárias e clique no botão “Salvar”.

Atividades dos Estágios

As atividades das Etapas são necessárias para que os responsáveis nas oportunidades possam cumprir os procedimentos interno da sua empresa. Veja como cadastrar:

  1. Com um processo de vendas aberto para edição, no painel do lado direito;
  2. clique no botão “+”, localizado no canto superior da direita (dentro do painel);
  3. uma nova janela aparecerá, selecione qual estágio pertencerá essa atividade no campo “Estágio de Venda”;
  4. Preencha o campo “Descrição”, e marque a opção “Obrigatório” caso seja necessário que o responsável realize essa atividade, assim ele ficará impedido de avançar para a próxima etapa;
  5. Marque a opção “Exige Obs.”, caso a atividade necessite de alguma informação adicional que você julgue necessário, assim quando o usuário marcar essa atividade como realizada o mesmo será obrigado a preencher um observação, que caso não preencha ficará impedido de avançar;
  6. preencha o campo “Narrativa” com o objetivo dessa atividade, assim essa informação ficará disponível nas oportunidades através da aba “Instruções”;
  7. Após preenchido o formulário, clique no botão “Salvar”, e pronto!

Como alterar a sequencia de uma atividade?

  1. Com um processo de vendas aberto para edição, localize ao lado direito o painel das atividades;
  2. note que na listagem, a coluna “Sequência” possui duas setas;
  3. clicando nelas é possível alterar a posição das atividades, então;
  4. posicione a etapa no local deseja, e pronto!
    • Não há necessidade de clicar no botão “Salvar”.
    • para alterar as atividade de outra etapa, selecione a etapa no campo “Estágios  de Venda”;

Como editar as informações de uma atividade?

O processo é semelhante ao cadastro, porém ao invés de clicar no botão “+”, na listagem clique no botão que possuí como desenho um lápis, localizado coluna “Ações”, em seguida realize as alterações necessárias e clique no botão “Salvar”.

Notificações quando vencer ou perder uma oportunidade

No processo de vendas é possível configurar notificações para que ao “Vencer” e/ou “Perder” qualquer oportunidade, os usuários recebam notificações, veja como configurar:

  1. Com um processo de vendas aberto para edição, localize mais abaixo do formulário a seção “Notificações”;
  2. Selecione no campo “Quando vencer” os grupos de usuários que serão notificados, quando uma oportunidade for encerrada como “Vencido”, e;
  3. Selecione no campo “Quando perder” os grupos de usuários que serão notificados, quando uma oportunidade for encerrada como “Perdido”;
  4. em seguida clique no botão “Salvar”, e pronto!
    • Você pode selecionar um ou mais grupos;
    • Não é necessário que os dois campos seja preenchidos, você pode ter notificações só quando “Vencer”, ou só quando “Perder”

Permissão de grupos de usuário

É possível configurar os processos de maneira que fiquem disponíveis apenas a determinados Grupos de Usuários, veja abaixo:

  1. Com um processo de vendas aberto para edição, localize o campo “Grupos”;
  2. selecione então todos os grupos que terão acesso a este processo;
  3. e clique no botão “Salvar”, pronto!

Notificação por estágio de venda

Semelhante as notificações de “Vencer” e/ou “Perder”, as notificações por Estágio ocorrem quando uma oportunidade atinge o estágio que possui Grupos de usuários configurados, veja como:

  1. Com um processo de vendas aberto para edição, ao final do formulário localize a sessão “Estágios de Venda”;
  2. na listagem mais abaixo, na coluna “Ações” clique no botão com o desenho de um lápis,
  3. uma nova janela aparecerá, no campo “Grupos Notificação” marque os grupos que receberam o alerta;
  4. em seguida clique no botão “Salvar”, e pronto!

Nota: As notificações acontecem em duas formas: Por e-mail e/ou sistema, que deverão ser configuradas no perfil de cada usuário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *