• Em um Projeto gerido através do Procedo, é possível definir um conjunto de atividades a serem realizadas em determinado prazo pelos recursos definidos, fazer apontamento de horas e despesas, definir valores e etapas a fim de administrar a realização de um serviço com máxima eficácia.

    Como cadastrar um projeto

    1. Acesse https://app.procedo.com.br/projeto
    2. Clique no botão “Novo Registro”
    3. Selecione o cliente para o qual o projeto será desenvolvido;
    4. Defina um “Nome” e um “Prazo final” para o projeto;
    5. Clique no botão 

    Nota: Continue lendo para entender todos os campos do cadastro de projetos.


    Condições comerciais do Projeto

    Na aba “Comercial”, você tem acesso às condições comerciais do projeto, e poderá estabelecer a forma como este será cobrado.

    No campo “Tipo de pagamento”, você poderá escolher entre duas opções:

    • Valor Hora: Estabelece que o projeto será cobrado por hora de desenvolvimento. Ao selecionar esta opção, preencha o campo “Valor Hora” com o valor da hora que será cobrado do cliente, mais o valor de “Alíquota de imposto”, caso seja necessário.
    • Fechado: Define quando existe um preço fechado acordado para o desenvolvimento de todo o projeto. Ao selecionar esta opção, preencha o campo “Valor Projeto” com o valor total do projeto.

    Entendendo a situação “Cobrança”.

    Para projetos já cadastrados, a situação “Cobrança” localizada na aba “Comercial” do cadastro do projeto pode estar classificada entre três opções:

    • Pendente: O projeto ainda não foi faturado, portanto, nenhuma parcela foi paga.
    • Parcial:  Apenas uma parte do projeto já foi faturada, ou seja, ainda existem parcelas do projeto em aberto.
    • Completo: todas as parcelas do projeto foram pagas.

    Nota: Caso o projeto seja por valor hora, a situação de cobrança sempre ficará como Pendente. 

    Custo do projeto

    custo, presente no quadro ao lado do cadastro de cada projeto, exibe o quanto o projeto já custou em mão de obra. Este cálculo é feito reunindo todos as horas apontadas para aquele projeto, multiplicadas pelo valor hora do recurso, somado às despesas não faturáveis.

    Custo = (Total de apontamento * hora do recurso) + Despesa não Faturáveis


    Alocação de Recursos no Projeto

    Na aba “Recursos”, escolha quais recursos/usuários farão parte desse projeto e qual será o papel dos mesmos, podendo dividi-los entre “colaborador” ou “gestor”.

    Nota: Para entender melhor as permissões, leia a seguir o tópico Níveis de permissão de acesso ao projeto.     


    Despesas pré-aprovadas no Projeto

    Na aba “Despesas”, escolha quais serão os tipos de despesas do projeto cadastrado, marcando o checkbox da coluna “Adicionar”. Defina também os valores da despesa:

    • Valor Unitário será utilizado apenas como sugestão no cadastro da despesa.
    • Valor Máximo é o maior valor que poderá ser utilizado na despesa.
    • O campo Faturável indica se essa despesa será faturável no extrato de serviço ou não.

    Situações de um projeto

    O projeto possui três situações, sendo elas:

    • Em andamento: essa é a primeira situação do projeto após seu cadastro, indica que ele ainda está em desenvolvimento.
    • Finalizado: essa situação é definida quando o projeto está concluído.
    • Cancelado/Reprovado: situação utilizada para os projetos que foram cancelados ou reprovados.

    Para alterar a situação do projeto, siga os seguintes passos:

    1. Acesse o projeto já cadastrado que deseja alterar a situação;
    2. Clique no botão “Editar”.
    3. Na aba “Geral”, localize o campo “Situação Projeto”.
    4. Escolha a situação que deseja definir.

    5. Clique no botão 


    Níveis de permissão de acesso ao projeto

    • Usuário Administrador ou Supervisor
      Possui permissão total, consegue visualizar e editar todos os campos.
    • Usuário comum que não está vinculado a um recurso
      Consegue visualizar todos os registros e até mesmo editar, caso possua acesso à rotina, só não terá acesso às informações comerciais.
    • Usuário comum vinculado a recurso
      Não terá acesso a nenhum projeto, a não ser que seja um colaborador ou gestor.

      • Os Colaboradores poderão visualizar o projeto, fazer apontamento de despesas e apontamento de horas.
      • Os Gestores possuem mais permissões, conseguem editar o projeto, definir quais serão os apontamentos, adicionar outros recursos, cadastrar atividades e também possuem acesso a informações comerciais.

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