Em um Projeto gerido através do Procedo, é possível definir um conjunto de atividades a serem realizadas em determinado prazo pelos recursos definidos, fazer apontamento de horas e despesas, definir valores e etapas a fim de administrar a realização de um serviço com máxima eficácia.

Como cadastrar um projeto

  • Acesse https://app.procedo.com.br/projeto
  • Clique no botão “Novo Registro”
  • Selecione o cliente para o qual o projeto será desenvolvido;
  • Defina um “Nome” e um “Prazo final” para o projeto;
  • Clique no botão 

Continue lendo para entender todos os campos do cadastro de projetos:

Condições comerciais do Projeto

Na aba “Comercial”, você tem acesso às condições comerciais do projeto, e poderá estabelecer a forma como este será cobrado.

No campo “Tipo de pagamento”, você poderá escolher entre duas opções:

Valor Hora: Estabelece que o projeto será cobrado por hora de desenvolvimento. Ao selecionar esta opção, preencha o campo “Valor Hora” com o valor da hora que será cobrado do cliente, mais o valor de “Alíquota de imposto”, caso seja necessário.

Fechado: Define quando existe um preço fechado acordado para o desenvolvimento de todo o projeto. Ao selecionar esta opção, preencha o campo “Valor Projeto” com o valor total do projeto.

Entendendo a situação “Cobrança”.

Para projetos já cadastrados, a situação “Cobrança” localizada na aba “Comercial” do cadastro do projeto pode estar classificada entre três opções:

Pendente: O projeto ainda não foi faturado, portanto, nenhuma parcela foi paga.

Parcial:  Apenas uma parte do projeto já foi faturada, ou seja, ainda existem parcelas do projeto em aberto.

Completo: todas as parcelas do projeto foram pagas.

Nota: Caso o projeto seja por valor hora, a situação de cobrança sempre ficará como Pendente. 

Custo do projeto

custo, presente no quadro ao lado do cadastro de cada projeto, exibe o quanto o projeto já custou em mão de obra. Este cálculo é feito reunindo todos as horas apontadas para aquele projeto, multiplicadas pelo valor hora do recurso, somado às despesas não faturáveis.

Custo = (Total de apontamento * hora do recurso) + Despesa não Faturáveis

Alocação de Recursos no Projeto

Na aba “Recursos”, escolha quais recursos/usuários farão parte desse projeto e qual será o papel dos mesmos, podendo dividi-los entre “colaborador” ou “gestor”.

Nota: Para entender melhor as permissões, leia a seguir o tópico Níveis de permissão de acesso ao projeto.     

Despesas pré-aprovadas no Projeto

Na aba “Despesas”, escolha quais serão os tipos de despesas do projeto cadastrado, marcando o checkbox da coluna “Adicionar”. Defina também os valores da despesa:

Valor Unitário será utilizado apenas como sugestão no cadastro da despesa.

Valor Máximo é o maior valor que poderá ser utilizado na despesa.

O campo Faturável indica se essa despesa será faturável no extrato de serviço ou não.

Situações de um projeto

O projeto possui três situações, sendo elas:

Em andamento: essa é a primeira situação do projeto após seu cadastro, indica que ele ainda está em desenvolvimento.

Finalizado: essa situação é definida quando o projeto está concluído.

Cancelado/Reprovado: situação utilizada para os projetos que foram cancelados ou reprovados.

Para alterar a situação do projeto, siga os seguintes passos:

Acesse o projeto já cadastrado que deseja alterar a situação;

Clique no botão “Editar”.

Na aba “Geral”, localize o campo “Situação Projeto”.

Escolha a situação que deseja definir.

5. Clique no botão 

Níveis de permissão de acesso ao projeto

Usuário Administrador ou Supervisor
Possui permissão total, consegue visualizar e editar todos os campos.

Usuário comum que não está vinculado a um recurso
Consegue visualizar todos os registros e até mesmo editar, caso possua acesso à rotina, só não terá acesso às informações comerciais.

Usuário comum vinculado a recurso
Não terá acesso a nenhum projeto, a não ser que seja um colaborador ou gestor.

 

Os Colaboradores poderão visualizar o projeto, fazer apontamento de despesas e apontamento de horas.

Os Gestores possuem mais permissões, conseguem editar o projeto, definir quais serão os apontamentos, adicionar outros recursos, cadastrar atividades e também possuem acesso a informações comerciais.

Listagem de Projetos 

Através da sua lista de Projetos, você consegue acompanhar: o cliente para o qual você está realizando o projeto, o prazo final, as horas gastas/totais, a situação do andamento e da cobrança, o custo, entre outras informações.

Lembrando que, nesta listagem, você pode personalizar a visualização das colunas de acordo com os dados de acordo com o que você preferir clicando em.

 via GIPHY

Regra: se você for colaborador no Procedo, os campos comerciais não estarão disponíveis para visualização.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa ferramenta de suporte disponível na sua plataforma do Procedo 😉

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