Uma oportunidade de venda é toda possibilidade de negócio futuro encontrada em um cliente ou prospect.

Por exemplo, ao conversar com um cliente ou prospect ele cita que “em outubro iremos mudar nosso escritório para outro endereço”, e sua empresa trabalha com a venda de móveis e decoração para escritório. Isso é uma oportunidade!

Nesse exemplo citado seria criada uma oportunidade descrevendo essa futura necessidade do cliente e marcando uma data próxima a outubro como a data prevista. Quando a data prevista estiver próxima o sistema irá notificar o responsável pela oportunidade e então um contato com o cliente pode ser feito com grandes possibilidades de sucesso!

Como utilizar um processo de venda na oportunidade

Durante o andamento da oportunidade ela irá passar por diversos estágios de venda, onde em cada estágio há as atividades que precisam ser realizadas para que essa oportunidade se concretize em um negócio fechado. Esses estágios de venda e atividades do estágio são definidos em um processo de venda que será adicionado na oportunidade.

Como avançar para o próximo estágio de venda

  1. Acesse a oportunidade já cadastrada que deseja alterar o estágio de venda.
  2. Na parte superior do formulário estará disponível os estágios da oportunidade. O estágio atual estará marcado na cor azul enquanto os demais estarão em um tom mais escuro.
  3. Clique no estágio que deseja definir para a oportunidade.
  4. Confirme a alteração na janela que irá aparecer.

Como concluir uma atividade do estágio

  1. Acesse a oportunidade já cadastrada que deseja alterar a atividade do estágio
  2. Nos painéis da direita localize a aba “Atividades”.
  3. Nessa aba estará listado todas as atividades do estágio de venda atual.
  4. Marque as atividades que deseja concluir.
  5. Após marcada elas ficarão riscadas indicando que foram concluídas.
  6. Algumas atividades exigem observação sendo possível visualizá-las mais tarde clicando no ícone do lado direto da atividade.

Quais as possíveis situações de uma oportunidade

  • Ativa: essa é a primeira situação da oportunidade que é definido apos o cadastrado da mesma.
  • Vencida: quando a oportunidade foi vencida, ou seja está ganha.
  • Perdida: quando a oportunidade foi perdida.

Como dar como vencida ou perdida uma oportunidade

  1. Para vencer a oportunidade antes é necessário passar por todos os estágios de venda marcando as atividades definidas como obrigatório, já para perder a mesma isso não é necessário, podendo ser feito a qualquer momento.
  2. Clique em “Ações” -> “Encerrar”.
  3. Na janela que irá abrir, marque no campo situação se a oportunidade foi vencida ou perdida.
  4. Quando a oportunidade está sendo vencida e possui uma cotação com situação “Ativa” vinculada a ela, um campo a mais será exibido. Selecione nesse campo a cotação que ela foi vencida.
  5. Escolha se deseja converter o prospect em cliente marcando o campo “Converter Prospect em Cliente”
  6. Clique no botão “Encerrar”.

Como utilizar as instruções da oportunidade

Na instrução da oportunidade ficara disponível uma explicação do estágio de venda ativo. Essa explicação/instrução deve ser configurada no cadastro do processo de venda.

Como acessar as instruções da oportunidade

  1. Acesse uma oportunidade já cadastrada.
  2. Nos painéis da direita localize a aba “Instruções”.
  3. Após clicar na aba será possível ver a instrução do estágio de venda ativo na oportunidade.

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