O Fluxo de Aprovação de Cotações vai ajudar sua empresa a ter um controle melhor sobre as alçadas de desconto entre os usuários e gerentes/diretores.

Será necessário primeiro configurar os grupos de aprovação. Você pode configurar quantos “níveis” de aprovação precisar. Lembre-se apenas que uma vez que a cotação entra em aprovação, basta que o grupo de aprovação que tenha alçada suficiente aprove para que a cotação vá para a situação de “Ativa”.

Caso o desconto concedido extrapole o preço mínimo, então a cotação será aprovada automaticamente.

Como cadastrar

  1. Clique no menu localizado no canto superior direito da tela, onde também é exibido o nome da sua empresa;
  2. Clique na opção “Configurações”, e selecione a opção “Grupo de Aprovação”, ou clique aqui https://app.procedo.com.br/grupoaprov;
  3. em seguida clique no botão “Novo Registro”, localizado abaixo do título;
  4. preencha o campo “Nome” e selecione o tipo “Cotação”, em seguida informe o percentual (alçada) máximo que esse grupo poderá aprovar;
  5. Mais abaixo selecione os usuário que farão parte do grupo;
  6. e clique no botão “Salvar”

Nota: O maior percentual que você definir entre os grupos de aprovação será o máximo de desconto que poderá ser concedido em uma cotação.

Fluxo de aprovação

fluxo-05-01

fluxo-05-02 Quando uma cotação não é finalizada, ou seja, não tem todos os requisitos preenchidos, ela permanece na situação “Rascunho“.

Nessa situação ainda é possível fazer alterações na cotação.

fluxo-05-03 Quando na situação “Em Aprovação” a cotação está aguardando que o aprovador com uma alçada de desconto suficiente aprove a mesma.

A partir de agora não é possível alterar a cotação. O usuário responsável pode no máximo Cancelar a cotação, alterá-la e finalizá-la para novamente entrar no fluxo de aprovação.

fluxo-05-05 Os grupos de aprovação podem reprovar uma cotação deixando-a na situação “reprovada“, porém é possível alterar a cotação e enviar novamente para aprovação.
fluxo-05-04 Quando a cotação for aprovada então ela ficará na situação “Ativa”.

Como são atribuídos os valores de descontos

Os descontos podem ser atribuídos diretamente nos itens da cotação, tanto por um percentual de desconto quanto pelo valor final do produto. Também é possível atribuir os valores na cotação, seja definindo preço do produto ou o percentual de desconto sobre ele, porém nesse caso o desconto afeta a cotação inteira.

Se ao alterar o preço final do item na cotação, o mesmo estiver abaixo do preço mínimo de tabela, a cotação precisará passar pelo processo de aprovação.

Parametrização dos grupos de aprovação

Nos parâmetros gerais do sistema existe uma opção para permitir ou não que sejam vendidos produtos/serviços abaixo do preço mínimo. A menos que esse parâmetro esteja marcado como “Sim”, não será possível utilizar o recurso de Aprovação de Cotações.

Para alterar esse opção acesse:

  1. Clique no menu localizado no canto superior direito da tela, onde também é exibido o nome da sua empresa;
  2. Clique na opção “Configurações”, e selecione a opção “Parâmetros Gerais”, ou clique aqui https://app.procedo.com.br/paramgeral;
  3. Localize o campo “Bloqueia preço mínimo do produto?” e marque a opção “Não”,
  4. em seguida clique no botão “Salvar”

 

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